Nattan Carvalho Fotografia de Autor


Daniel Pradeep Singer / Songwriter - Ouça Your Soul Blog (OYS)
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Soul - Samba Soul - Neo Soul - R & B - Disco - Funk - Jazz - Blues - Gospel - Hip Hop - Charme
contato: oys.blog@gmail.com

janeiro 30, 2013

Soul to Soul: dia 2 de fevereiro de 2012

 Daniel Pradeep


Pensando no tema da minha primeira matéria, eu decidi recorrer às minhas origens. Então, uma questão surgiu: por que tenho tamanha admiração pelos negros e sua cultura? A admiração tem uma explicação afetiva na minha infância. Quando criança eu morava na Vila Vargas, no município de Sapucaia do Sul, na Grande Porto Alegre (RS). Até os cinco anos, nossa vizinha, Dona Loca, seu marido Manuel e a filha Rosinha cuidavam de mim quando minha mãe se ausentava para ir ao médico ou às compras. Seu Manuel fumava palheiro em frente ao fogão a lenha enquanto Rosinha e eu brincávamos. Já com cinco ou seis anos, eu tinha outros amigos: Marcelo, Sandro e Adão. Lembro-me bem que o pai do Marcelo tinha alguns LPs de artistas negros americanos, como Michael Jackson entre eles, e, provavelmente, outros de samba. Nós ouvíamos enquanto brincávamos no pátio de terra batida. Todas essas lembranças me remetem às rádios AM que eu escutava naquela época, pois não havia toca disco lá em casa. Meus pais não tinham referências musicais senão as do rádio. E nessas rádios... Stevie Wonder, Lionel Richie, Diana Ross, The Jackson 5, Lady Zú e Frenéticas,... Todas essas pessoas com as quais convivi eram negras e ou mestiças, alguns outros vizinhos com origens indígenas, e tornaram-se referências de confiança e fraternidade naquele recorte de tempo e espaço. Naquela época eu aprendi a respeitar as diferenças e já ouvia muiiiiiiiiiiiiita Black Music.

Leia o primeiro artigo deste blog intitulado "SOUL TO SOUL: DA ORIGEM ÀS AMÉRICAS" neste sábado, dia 2 de fevereiro de 2012. No texto faço uma apanhado histórico das principais linhagens da musica negra nas Américas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário