Nattan Carvalho Fotografia de Autor


Daniel Pradeep Singer / Songwriter - Ouça Your Soul Blog (OYS)
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Soul - Samba Soul - Neo Soul - R & B - Disco - Funk - Jazz - Blues - Gospel - Hip Hop - Charme
contato: oys.blog@gmail.com

abril 29, 2013

Desabafo ao Brasil: Por Que me Traiu?

Fazer ou não "fazer" eis a questão?
No Brasil...
Quem não faz "esquema"...não faz nada!
Quem faz o mínimo é desencorajado...
Quem faz o máximo é exilado
Quem contesta é ativista
Quem segue a lei "complica"
Quem "facilita" enriquece
Quem trabalha cai na fornalha
O que sobra?
Nem lodo de mangue tem pra se atolar
Se tem é poluído!
Ah Brasil! Por que me traiu?
Me deixas com sede... preciso desabafar na rede!
O que será da nação? De mim não terás Perdão!

Hoje senti saudades dele - o gênio Cazuza. Esse cantor e compositor carioca que tinha alma Blues e Rock in Roll. Aliás, os melhores Blues que surgiram no mercado da música Pop brasileira, nos anos 80, são de Cazuza. Depois de escrever esse desabafo que não é poesia e nem música é, apenas um desabafo, eu lembrei de suas canções. Ele não faz parte das minhas maiores influências musicais, mas já faz um tempo que recebi o apelido de Cazuza pelo fato de que tenho a língua um pouco solta, o que lembra um pouco a língua preza do Cazuza. Certa vez fiquei sabendo até que ele foi recusado a gravar uma locução por causa disso. Enfim, jamais me compararia a Cazuza por que ele é um ícone, mas me identifico com suas letras. Em especial estas duas abaixo. E retorno a sentir a angústia que eu sentia nos anos 80. Mesmo sendo criança eu me lembro do movimento Diretas Já e o quanto aquele momento foi marcante. Mas nada aprendemos com a conquista. Votamos mal desde aquela época! Em quem votamos eu atribuo a culpa do Brasil estar despencando. Ou a culpa é nossa? Conseguiremos dormir a noite com tranquilidade? Assim como imaginamos que assassinos e ladrões não dormem noite de forma tranquilo, eu pergunto se quem vota mal também dorme? Todos nós votamos mal! Como poderemos aprender novamente a confiar e ter esperanças???



Um comentário:

  1. Algumas grandes pessoas, geralmente um pouco mais vividos do que eu...percebem tb,o quanto este cara era um gênio... que diversas vezes 'implicava" com o que estava posto em nossa sociedade...e levava a sua vida, da maneira que melhor lhe cabia... penso que em tempos atuais,ainda temos grandes pensadores... pessoas que se incomodam com as situações que estão postas... e que através da escrita... das letras musicais... das falas... deixam isso claro o suficiente.. por certo tu és um destes caras... eu fico bem feliz, por saber que ainda existem pessoas assim... na verdade fico imensamente feliz e perceber que não estou sozinho neste mundo... Me encano com o que esta posto, até que alguém de alguma forma limpa... tranquila, consigam me convencer que outro algo é possível... ou não... Somos assim, pensadores... inquietantes... neta sociedade maluca... mas acredito eu que promissora. Viva Cazuza... Viva Daniel... viva Eduardo.... e outros tantos viventes...Abração.

    ResponderExcluir