Nattan Carvalho Fotografia de Autor


Daniel Pradeep Singer / Songwriter - Ouça Your Soul Blog (OYS)
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Soul - Samba Soul - Neo Soul - R & B - Disco - Funk - Jazz - Blues - Gospel - Hip Hop - Charme
contato: oys.blog@gmail.com

maio 04, 2013

Há 15 anos, Jogador Inglês Gay se Suicidava Após Perder Batalha Contra o Preconceito



O mundo do esporte se surpreendeu nesta semana com a notícia de que o pivô da NBA Jason Collins assumir publicamente que é Gay. Collins foi apoiado pelo mundo do esporte em geral e até pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pela sua coragem de se declarar. No entanto, há exatos 15 anos, um atleta que disse ser homossexual perdia definitivamente a batalha contra o preconceito.

No dia 3 de maio de 1998, o jogador de futebol inglês Justin Fashanu, que atuou em clubes como Nottingham Forest, Manchester City, West Ham e Newcastle, foi encontrado morto após ter se enforcado dentro de uma garagem em Londres. Ele tinha 37 anos. “Eu cheguei à conclusão que sou considerado culpado. Não quero causar mais constrangimento para meus amigos e família”, disse o atleta, em sua carta de suicídio. O motivo de “causar constrangimento” a seus queridos era o fato de 7 anos antes Fashanu ter se assumido gay

Ao longo de sua carreira, Justin Fashanu sofreu com insultos homofóbicos de técnicos, piadas cruéis de seus companheiros e time e cânticos de insultos de torcidas. Até seu próprio irmão, John, falou publicamente mal sobre ele pela revelação de ser homossexual. E as autoridades nada fizeram para apoiar Fahsanu

“Me dá calafrios pensar sobre a decisão de Jason Collins e a forma positiva como foi aceitada. Justin não teve isso. Nada do aconchego, nada de reconhecimento sobre a coragem por ter feito o que fez. Ao invés disso, as pessoas pegavam no pé dele por isso, faziam o sentir inferior, errado”, disse Amal Fashanu, sobrinha de Justin, ao site Yahoo! Sports. Ela tinha apenas oito anos quando seu tio morreu e produziu um documentário sobre a vida dele para a rede de televisão BBC.


Fashanu já havia quebrado barreiras no início da década de 90, quando ele se tornou o primeiro jogador de futebol britânico a valer mais de 1 milhão de libras em uma transferência, quando se mudou do Norwich City para o Nottingham Forest em 1981.

No ano anterior, o Nottingham Forest havia ganhado a Champions League. Um dos heróis desse título, Brian Clough chegou a abordar Fashanu, que frequentava boates e clubes gays, e perguntar o motivo dele frequentar “essas m... de lugares”.

Em meados da década de 90, Justin Fashanu chegou a ser acusado de assédio sexual no estado de Maryland, nos Estados Unidos – onde atos homossexuais eram ilegais à época -. Pouco tempo depois, ele voltou para a Inglaterra e cometeu suicídio após voltar de uma sauna gay.



Nenhum comentário:

Postar um comentário